As centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Pública, e Intersindical entregaram ao presidente Lula, nesta terça-feira (29), uma pauta unificada com quatro demandas prioritárias: redução da jornada de trabalho sem corte salarial, fim da escala 6×1, isenção de imposto de renda para salários até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos.
Na reunião, Lula reafirmou seu compromisso com os trabalhadores e prometeu articular as propostas no Congresso. Ele propôs um fórum tripartite com governo, empresários e sindicatos para debater mudanças no mundo do trabalho, destacando a valorização da negociação coletiva.
Participaram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Secretaria-Geral, Marcio Macêdo, e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, além de líderes sindicais das Centrais Sindicais.
A entrega da pauta, após a 2ª Marcha da Classe Trabalhadora, marca uma nova fase de diálogo, com as centrais prometendo mobilização para assegurar avanços concretos.
Baixe o documento
https://www.diap.org.br/images/stories/pauta_classe_trabalhadora_prioridades_2025.pdf